booxx

Buscape

cBuscape2

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Buscape

mundi

Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

Seguidores

Globo Amazônia - Veja as últimas notícias e proteste contra queimadas e desmatamento

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quem não gosta de um animal de estimação? Um mascote amigo que lhe faça companhia em todos os momentos… São poucas pessoas que tem aversão a essa idéia. Em geral, nós nos apegamos a esses animais como nossos melhores amigos. Mas, para se ter um animal bonito e saudável devemos ter alguns cuidados especiais para cada espécie.

Para se ter um bicho de estimação é preciso muita responsabilidade do dono, na medida em que muitas são as tarefas para cuidar de seu animalzinho, que é alimentar, limpar, tratar com um veterinário quando preciso, dar banho e manter o seu ambiente sempre limpo e organizado, pois os animais são seres vivos que necessitam da mínima condição de sobrevivência que os seres humanos necessitam. Além destes detalhes, um animal de estimação precisa receber carinho, atenção e de espaço para as suas atividades e necessidades, além de cuidar de sua beleza também.

Todos estes cuidados com os animais domésticos são de extrema importância, pois assim como nós seres humanos, eles são passiveis de emoções e sentimentos. Tanto é verdade, que um dos mais comuns animais de estimação, o cachorro, é denominado como o melhor amigo do homem, pois, além de ter sentimentos e necessitar de carinho e atenção, o cão sabe quando o seu dono necessita de uma companhia, e assim como as pessoas amigas, eles estão prontos para nos dar carinho e atenção.

Quando se cogita a hipótese de adquirir um animal, devemos levar em consideração todas as informações sobre ele, como por exemplo, se ele for um cachorro grande, então necessitará de grandes espaços, se possuir muito pêlos, então deverá ser escovado com maior freqüência, e por aí segue a lista de cuidado de beleza e de saúde para com os animais de estimação.

Cachorros

Cachorros

Cão ou cachorro (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Há uma grande variedade de (mais de 400) raças caninas, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias.

O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do humano e a do cão.

Gatos

Gatos

O gato doméstico (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou simplesmente gato, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação.

A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.

Existem cerca de 250 subespécies ou raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão o gato Tom, Gato Félix, Gato de Botas e Garfield.

Pássaros

Pássaros

Os Pássaros são bastante numerosos e diversificados, com cerca de 5 400 espécies, o que representa mais metade do total das espécies de aves. Geralmente, os pássaros são aves de pequenas dimensões, canoras, com alimentação baseada em sementes, frutos e pequenos invertebrados.

Algumas características:

  • Pata com quatro dedos ao mesmo nível uns dos outros, três virados para a frente e um para trás;
  • Ausência de membranas interdigitais;
  • Penas: nove a dez remiges primárias, doze rectrizes;
  • Crias nascem indefesas e requerem cuidados parentais durante pelo menos algumas semanas.

Hamsters

Hamsters

Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.

É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.

Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais.

O tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.

Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso

As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom claro).

Chinchilas

Chinchilas

Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, nativa dos Andes da América do Sul. A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20,000 pêlos por centímetro quadrado. Esta densidade capilar impede, por exemplo, que estes animais sejam infestados por pulgas que não conseguem sobreviver na sua pelagem. Por isto, o seu pêlo não pode ser molhado. Elas próprias tomam banho, de areia.

Sâo animais muito activos e precisam de fazer exercício regularmente. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, deve ser solta, em casa ou num sítio fechado.

Também são muito sociáveis e por isso não devem ter uma vida solitária.

As chinchilas foram descobertas no século XVI e desde logo caçadas por causa da pele. No início do século XX eram já bastante raras e em 1923 o biólogo Mathias Chapman trouxe os últimos 11 exemplares para os EUA. A descendência destes casais salvou a chinchila da extinção e desde os anos 60 que é um animal de estimação relativamente popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário