booxx

Buscape

cBuscape2

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Buscape

mundi

Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

Seguidores

Globo Amazônia - Veja as últimas notícias e proteste contra queimadas e desmatamento

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tradição dos animais de estimação


O hábito do ser humano de ter um cão ou um gato como animal doméstico é muito antiga; aliás o hábito de domesticar animais, para qualquer fim é um dos hábitos mais antigos do mundo. E os motivos para o começo da domesticação são vários. Desde companhia, segurança do território, reprodução para a venda, ajuda nos serviços rurais, caça, rastreamento e etc. Atualmente os bichos de estimação entraram em uma nova categoria. Esses animais são tidos como verdadeiros membros da família. Por vezes mais cuidados e com maior importância que o próprio ser humano. A afinidade do homem com esses animais faz com que eles sejam cuidados, respeitados e tratados como semelhantes. É por isso mesmo que a cada dia cresce o senso de responsabilidade e respeito com esses animais domésticos.

Lembre-se que entre os animais domésticos estão incluídos os coelhos, vacas, patos, e outros. Animais domésticos podem ser criados em casa, ou dependendo do tamanho dele, poderá ser criado na fazenda.

A denominação de animais domesticados é dada àqueles animais que são treinados para ter um comportamento habitual em situações semelhantes, e nem todo animal deixa-se domesticar!

Por toda a responsabilidade que implica cuidar de um animal doméstico, é importante que antes de adotar um animal doméstico a pessoa precisa ter cuidados fundamentais, tais como:

- Observar o tempo de vida do animal;

- Calcular todas as despesas que terá, incluindo alimentação e saúde;

- Ver a disponibilidade do espaço físico, já que um animal de estimação não pode ficar confinado em um espaço pequeno;

- Pessoas que irão interagir e cuidar do animal devem estar de acordo com a escolha. Esses animais precisam de carinho e atenção;

- Onde o animal ficará e por quem será alimentado durante ausências longas;

- Cuidar para que a higiene dele esteja em dia, assim como a sua alimentação;

- Cuidar da vacinação para não correr o risco de disseminar nenhuma doença grave, como a raiva;

- Estar atento à segurança e usar coleira e outros artefatos quando estiver em via pública. Limpar os excrementos fecais da via pública também é responsabilidade do dono do animal;

- Frequentar o veterinário sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário